Assinale a alternativa que completa corretamente a
discussão de Haddad e Di Pierro (2000), no excerto a
seguir:
“A partir dos anos 80, os programas de escolarização
de adultos passaram a acolher um novo grupo social
constituído por jovens de origem urbana, cuja trajetória escolar anterior foi malsucedida. [...] Os jovens ____________________”
a) carregam consigo o estigma de alunos-problema,
que não tiveram êxito no ensino regular e que buscam superar as dificuldades em cursos aos quais
atribuem o caráter de aceleração e recuperação.
b) são recebidos pelas escolas de forma acolhedora,
pois estas, sabendo das dificuldades que eles haviam
enfrentado em seu percurso estudantil, dispõem-se a
mobilizar os recursos necessários para ajudá-los.
c) encontram programas de educação escolar de
jovens e adultos aptos a, pedagógica e legalmente,
concretizarem a democratização de oportunidades
formativas para todos, inclusive aos jovens trabalhadores.
d) acabam excluídos e marginalizados, pois os sistemas de ensino insistem em matriculá-los no período
regular, já que a EJA se presta exclusivamente ao
atendimento de adultos efetivamente analfabetos e
sem experiência escolar prévia.
e) demonstram maior facilidade de uma adaptação
bem-sucedida aos programas de formação da EJA
justamente por trazerem conhecimentos experienciais da vida escolar, seus ritos, saberes e práticas
sociais.