Os movimentos na dança se manifestam na riqueza dos gestos e
nos passos utilizados no dia-a-dia: em qualquer ação o homem faz
uso de movimentos leves ou fortes, diretos ou flexíveis, lentos ou
súbitos, controlados ou livres.
Laban, Rudolf. Dança Educativa Moderna . Rio de Janeiro: ICONE, 1990.
Em seu trabalho Dança Educativa Moderna (1990), Laban descreve
a riqueza de movimentos da dança e sua ressignificação de
movimentos automatizados e cotidianizados. Esses fatores são
valiosos aliados do processo de ensino-aprendizagem, uma vez
que a dança
a) é o principal recurso possível para educandos entre estágios
pré-operacional e operacional de aprendizagem, segundo
Piaget, pois separa o cotidiano do artístico.
b) é uma potência no desenvolvimento de múltiplas inteligências,
conforme a teoria de Howard Gardner, e é um recurso valioso
para atender às diversas formas de aprender.
c) organiza os movimentos em categorias segundo os contextos
de vida do educando, de acordo com o Comportamentalismo
de B. F. Skinner.
d) é uma potência para a zona de desenvolvimento proximal
descrita por Lev Vygotsky, que deve ser conduzida pelo
professor na repetição de linhas coreográficas que e moldem
o gestual do educando.