Considere que um veículo automotor, do tipo automóvel,
deslocava-se por uma rodovia reta e plana, margeada por
acostamentos e lotes lindeiros no mesmo nível. A pista de
rolamento e os acostamentos eram pavimentados com
asfalto, com coeficiente de atrito µ1=0,8. Os lotes lindeiros
possuíam, na área imediata, pavimentação com
pedregulhos, com coeficiente de atrito µ2=0,6. Em
seguida, vinha uma área de terra solta, com coeficiente de
atrito µ3=0,5. Considere que diante de uma situação de
emergência o motorista acionou o sistema de freios do
automóvel, produzindo marcas de arrastamento de
pneumáticos com extensão de d1=45 metros no piso
asfáltico, e com extensão de d2=15 metros no piso de
pedregulhos, vindo, em seguida, a ter a marcha do veículo
detida na área de terra solta, após percorrê-la por d3=2
metros. Utilize a equação adaptada (Km/h) para o cálculode velocidade por dissipação de energia cinética, onde “µ”
é o coeficiente de atrito, adimensional, e “d” a extensão
das marcas pneumáticas deixadas pelo veículo em metros.
Admita que o veículo não sofreu danos. Quanto à
velocidade com que o veículo trafegava antes de ter
acionado o seu sistema de freios, é correto afirmar:
a) a velocidade do automóvel era de 16 Km/h.
b) a velocidade do automóvel era de 48 Km/h.
c) a velocidade do automóvel era de 96 Km/h.
d) a velocidade do automóvel era de 108 Km/h.
e) a velocidade do automóvel era de 160 Km/h.