A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget é uma
referência e frequentemente utilizada para compreender
as fases de aprendizagem ao longo da vida e seus impactos
no processo educativo. Cada fase do desenvolvimento está
relacionada a capacidades cognitivas específicas, que
influenciam a forma como crianças, adolescentes, adultos
e idosos aprendem.
Sobre as identidades que configuram o processo educativo
na perspectiva desse clássico autor avalie as afirmativas e
assinale a correta.
✂️ a) Os adultos permanecem na fase operatória concreta ao
longo de suas vidas, o que limita a sua capacidade de
resolver problemas abstratos e generalizar conceitos,
justificando que a educação continuada deve focar
exclusivamente em habilidades práticas. ✂️ b) A fase operatória formal, que se inicia na adolescência,
permite o desenvolvimento do pensamento lógico e
abstrato, e esse estágio se mantém até a fase adulta,
tornando a educação continuada irrelevante após o
término da adolescência. ✂️ c) A aprendizagem em idosos é limitada devido ao
declínio cognitivo, o que sugere que a educação
continuada deveria ser interrompida após a fase
adulta, uma vez que a plasticidade cognitiva não se
mantém. ✂️ d) A fase sensório-motora caracteriza o início da vida e
limita a aprendizagem de crianças pequenas à
interação com objetos e percepções sensoriais, mas é
durante a educação continuada, principalmente na fase
adulta, que o pensamento abstrato e crítico é
plenamente desenvolvido e mantido. ✂️ e) O desenvolvimento cognitivo é contínuo e que, embora
a fase operatória formal, associada à adolescência e à
vida adulta, seja o auge da capacidade de abstração, a
educação continuada em adultos e idosos ainda pode
estimular a plasticidade cerebral, especialmente em
contextos que envolvem a resolução de problemas
complexos e a socialização.