Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

Um paciente de 34 anos tem diagnóstico de hanseníase neural pura, sem lesões cutâneas, com perda funcional moderada para os movimentos de abdução e adução dos dedos e na flexão e oposição do V dedo da mão direita. Faz uso de corticoide há duas semanas e tem dano neural instalado.
Nesse momento, a fisioterapia deve cumprir o objetivo de:
Um paciente de 18 anos, sexo masculino, sofreu fratura da coluna cervical após mergulhar em águas rasas. Permaneceu internado por 3 meses, devido a infeções de repetição, até a cirurgia ser realizada.
Ao receber alta hospitalar, foi encaminhado ao ambulatório de um serviço de Fisioterapia Neurofuncional. Ao exame, a escala de incapacidade da asia foi determinada como B, nível neurológico C5.
A partir dessa descrição, sobre o quadro motor/sensitivo apresentado e as atividades que o paciente seria capaz de realizar, se treinado, assinale a afirmativa correta.
A recuperação bem-sucedida do equilíbrio exige que o centro de massa permaneça dentro dos limites da base de suporte. Esse mecanismo compensatório pode ser alcançado por diferentes estratégias de movimento (tornozelo, quadril, de passos). Normalmente, adultos usam a estratégia de tornozelo para restabelecer o equilíbrio. Ao reduzir a base de apoio ou limitar o uso de informações sensoriais, a demanda postural é aumentada (superfície pequena ou de espuma). Para compensar esta maior demanda no controle postural, o uso da estratégia do quadril seria apropriado porque proporciona maior estabilização. Assinale a opção que apresenta a estratégia de tratamento que melhora o equilíbrio em pessoas com ataxia cerebelar.
Um paciente de 52 anos, sexo masculino, foi diagnosticado com ELA há 3 anos. Hoje, depende de cadeira de rodas para deslocamento primário, devido à fraqueza dos membros inferiores. Também apresenta fraqueza nos membros superiores, o que dificulta a realização de atividades básicas de vida diária. Apresenta ainda dificuldade na fala e deglutição, levando à necessidade do uso de uma dieta líquida espessada. Ao exame, apresenta atrofia muscular generalizada, reflexos diminuídos, padrão de fraqueza muscular distal maior que proximal. Funções cognitivas preservadas, com relato de fadiga e de dificuldades respiratórias leves.
Assinale a opção que indica, na fase intermediária do problema desse paciente, o manejo adequado.