Um trabalhador é atendido no ambulatório com quadro de hipoglicemia. Após a realização do teste de glicemia capilar, o médico solicita que administre imediatamente a dose prescrita de uma ampola (10 ml) de glicose hipertônica a 25%. Você identifica que no ambulatório só encontram-se disponíveis ampolas (de 10 ml) de glicose hipertônica a 50%. A enfermeira do trabalho orienta que é possível administrar a dose prescrita utilizando-se das ampolas disponíveis e recomenda a correção da prescrição pelo médico.
Assim, de acordo com a nova prescrição, você deve administrar
Um paciente precisa receber 500 mg de um determinado medicamento, de 8 em 8 horas. O frasco-ampola disponível apresenta 1 g do medicamento, que deverá ser diluído em 10 mL de água destilada.

Nesse caso, a dose a ser administrada deve ser de
Recentemente, viralizou nas mídias sociais um vídeo caseiro, que captava uma cena entre profissionais de enfermagem no último Congresso Brasileiro de Enfermagem, em que se discutia a necessidade do conhecimento das práticas de segurança do paciente na aplicação de insulinas, especificamente quando se é necessário adaptar a dose prescrita pelo médico em unidades internacionais para a aplicação com uso de seringas graduadas em mililitros (ml).
Assim, sabe-se que para administrar 10 unidades internacionais (UI) de insulina regular, utilizando-se seringa (graduada em ml, com capacidade total de 1 ml), deve-se aspirar do frasco de insulina (em proporção de 100UI/ml), e administrar ao paciente o volume de
Em quadro de vômitos profusos, evoluindo com letargia, um trabalhador é atendido pelo médico do trabalho, que além de prescrever medicamento antiemético, prescreve também uma hidratação venosa de 500 ml de soro fisiológico a ser administrada durante duas horas.
Na ausência de bomba infusora, o técnico em enfermagem do trabalho deve administrar o soro prescrito para hidratação em controle manual de infusão a um gotejamento, em equipo de macrogotas, de aproximadamente
Com base nos protocolos e nas orientações acerca da administração de medicamentos por bomba de infusão, analise as afirmativas a seguir.

I. A bomba de infusão é indicada para administração de medicamentos por via intravenosa, não sendo recomendado seu uso para vias subcutâneas ou enterais.
II. O cálculo da taxa de infusão é fundamental e deve considerar o volume total a ser administrado e o tempo prescrito, garantindo a administração correta e a segurança do paciente.
III. A bomba de infusão possui sistema de segurança que ajusta automaticamente a dose e o tempo de administração, não sendo necessários parâmetros de controle ou supervisão contínua.

Está correto o que se afirma em
Um paciente está internado na clínica médica e em sua prescrição consta a infusão de 500 ml de solução em 24 horas. Calcule o gotejamento em gotas por minuto para infundir essa solução de 500 ml em 24 horas.
Uma funcionária de um órgão público apresentou crise de enxaqueca com quadro de náusea e vômito; foi atendida no serviço de pronto atendimento e medicada com metroclopramida injetável. Logo em seguida, a paciente começou a apresentar agitação, aperto no peito, angústia ansiedade, movimentos involuntários nos braços e pálpebras e sensação de perda do autocontrole.
Esses sintomas são compatíveis com o seguinte efeito adverso desse medicamento:
Com base na classificação das drogas quimioterápicas de acordo com seu potencial de causar lesão de pele, assinale a opção que apresenta um quimioterápico classificado como vesicante.
Alguns medicamentos requerem uma atenção e cuidado especial no processo de preparo e administração, pois apresentam riscos elevados, podendo resultar em efeitos adversos graves aos pacientes ou até mesmo leva-los a óbito. Tais medicamentos são denominados medicamentos de alta vigilância ou potencialmente perigosos.
Fazem parte dessa lista, na classe dos agonistas adrenérgicos endovenosos, os seguintes medicamentos:
Foi prescrito um medicamento por via endovenosa a ser administrado por infusão lenta e contínua. .
Conceitualmente, essa medicação deve ser administrada no seguinte tempo:

Durante uma situação de emergência foi necessário administrar sulfato de atropina ao paciente.

A respeito das especificidades desse medicamento, é correto afirmar que:

Uma paciente de 55 anos, em tratamento de leucemia mieloide aguda, apresenta quadro de infecção grave e foi prescrito anfotericina B lipossomal para tratamento de uma infecção fúngica. A prescrição orienta uma dose de 3 mg/kg/dia, administrada via infusão intravenosa em 6 horas.
Sabendo-se que a anfotericina B lipossomal é um medicamento de alta vigilância, que deve ser diluído em solução adequada e administrado com cuidados específicos, a recomendação correta sobre o preparo e a administração segura desse medicamento é a seguinte:
Um profissional de enfermagem está preparando a bomba de infusão para administrar um medicamento em um paciente crítico.
Sobre as funcionalidades desse equipamento, é correto afirmar que:
Um paciente adulto, com obesidade mórbida, internado com suspeita de intoxicação por benzodiazepínicos, apresentou os seguintes resultados de gasometria: pH = 7,29; p02 = 60; pCO2 = 57; HCO3 - = 26,5; BE= -1.
Com base nessas informações, é correto afirmar que esse paciente apresenta um quadro de:
Na atuação profissional, para o exercício pleno de suas funções e também no que cabe ao gerenciamento da equipe de enfermagem, o enfermeiro precisa conhecer a Lei nº 7.498/86, de 25 de Junho de 1986 (Alterada pelas Leis nº 14.434/2022 e 14.602/2023).
De acordo com essa Lei, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Ao auxiliar de enfermagem cabe executar ações de tratamento simples, mas não lhe cabe reconhecer e descrever sinais e sintomas. II. Cabe ao enfermeiro prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida. III. Ao técnico de enfermagem cabe participar da programação da assistência de Enfermagem. IV. Às enfermeiras obstétricas e às obstetrizes cabem realizar episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessária, em situações de parto. V. Com a Lei nº 14.434/2022 foram acrescentados artigos que tratam do piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras, mas não se incluiu artigos sobre o repouso/descanso dos profissionais de enfermagem, pois todos foram vetados.
As afirmativas são, respectivamente,