Questões de Concursos

filtre e encontre questões para seus estudos.

As alternativas abaixo apresentam objetivos propostos pela Lei Nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, EXCETO:
Sobre a Dengue, assinale a alternativa correta:
Sobre a vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta.

I - Tuberculose.
II - Brucelose.
III - Caxumba.
IV - Candidíase.
V - Giardíase.
VI - Gonorreia.
VII - Gripe.
VIII - Tétano.
IX - Hanseníase.
X - Toxoplasmose.
[Trecho retirado de matéria on-line publicada pelo g1.globo, em 09/01/2025] “O Instituto Adolfo Lutz (IAL), centro de excelência laboratorial do estado de São Paulo, confirmou na última quarta-feira (8) a detecção de norovírus em amostras fecais humanas provenientes da Baixada Santista. O norovírus é um agente infeccioso bastante conhecido pelos infectologistas e comumente associado a surtos de doenças gastrointestinais, especialmente em locais com alta concentração de pessoas e, por isso, pode causar uma explosão de casos, como aconteceu no litoral de São Paulo [...] Os sintomas da infecção por norovírus costumam ser mais intensos nos primeiros 2 a 3 dias, mas geralmente duram cerca de 3 a 7 dias; durante as primeiras 48 horas. É comum a pessoa ter várias evacuações líquidas, o que pode levar à perda significativa de líquidos, além de náuseas e vômitos. Além disso, os sintomas aparecem rapidamente, normalmente no mesmo dia em que a pessoa entra em contato com o vírus, causando mal-estar, evacuações frequentes e dores abdominais. A febre baixa também pode ocorrer, mas é menos comum”. O AGENTE ETIOLÓGICO descrito na notícia:
[Ministério da Saúde, 2025] “O cenário atual de casos de SRAG é marcado pela predominância do vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e pelo crescimento das infecções por influenza em idosos. Segundo o boletim Infogripe da Fiocruz, em 2025, foram notificados 45.228 casos de SRAG, sendo 42,9% com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório. Desse total, 38,4% foram causados por VSR, 27,9% por rinovírus, 20,7% por covid-19, 11,2% por influenza A e 1,6% por influenza B”. Assinale a alternativa que descreve a sigla “SRAG”.
A sigla DST, que antes era amplamente utilizada, passou a ser substituída conforme recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde; essa mudança reflete uma compreensão mais ampla das infecções transmitidas sexualmente, destacando que a presença de uma infecção não implica necessariamente em doença visível ou sintomática. Assinale a alternativa que apresenta o termo correto para nomenclatura dessas patologias.
Sobre a vacina contra o vírus Influenza, assinale a alternativa que apresenta a característica que corresponde ao termo “trivalente”.
Sobre a vacina contra o vírus Influenza, assinale a alternativa que apresenta a característica que corresponde ao termo “tetravalente”.