O circuito percorrido pelos elementos dentro dos ecossistemas é chamado de ciclo biogeoquímico. Sobre o ciclo da água, é correto afirmar que

Relacione, corretamente, os ciclos biogeoquímicos a algumas de suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Oxigênio;

2. Cálcio;

3. Fósforo;

4. Nitrogênio.

( ) Envolve a formação da camada de ozônio na atmosfera da Terra.

( ) Esse elemento não pode ser aproveitado diretamente pela maioria dos seres vivos, apesar de ser fundamental para a síntese de proteínas e de ácidos nucleicos.

( ) As rochas calcárias são as principais fontes desse elemento e, com a ação do intemperismo, o liberam no meio ambiente.

( ) Em ambientes aquáticos, esse elemento sedimenta-se e é incorporado às rochas que estão em formação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em relação ao ciclo do nitrogênio, é correto afirmar que
Em relação ao ciclo da água, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) Representa o movimento da água, presente nos oceanos, continentes e atmosfera, alimentado pela força da gravidade e pela energia solar. ( ) A água pode ser superficial, subterrânea ou atmosférica, contudo, pelo fato de ser uma só, está sempre mudando de estado. ( ) A quantidade e localização da água da superfície muda com o tempo e espaço, seja naturalmente ou pela ação antrópica. ( ) É classificado como ciclo biogeoquímico pela importância desse elemento químico nos processos metabólicos dos seres vivos.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: