Um código de catalogação e um formato de entrada são imprescindíveis para o processo de criação de um registro bibliográfico em meio magnético. Identifiqueos a seguir:
Segundo a norma NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, as regras gerais de apresentação das referências são: I – os elementos essenciais da referência devem ser apresentados em sequência padronizada; os elementos complementares não precisam ser em sequência padronizada.
II – as referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto.
III – a pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme em todas as referências.
IV – os casos omissos devem ser resolvidos utilizando–se o bom senso.
Analisando os itens acima, assinale a alternativa correta:
A tabela Cutter, idealizada por Ammi Cutter (1837–1903), bibliotecário norte–americano pode ser caracterizada como:
Segundo o Código de Ética Profissional do Bibliotecário (Resolução CFB nº 42, de 11.01.2002), a alternativa que não é considerada como uma penalidade nas infrações cometidas pelo bibliotecário é:
A álgebra lógica, ou álgebra booleana, permite que sejam efetuadas operações de união, de interseção e de exclusão de um conjunto de descritores de documentos. Para aumentar a precisão de uma busca, o recurso utilizado é o uso:
A forma correta de apresentar a "data provável" de um documento de acordo com a NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é:
As mudanças tecnológicas, econômicas e sociais têm exigido um perfil polivalente e multidisciplinar para gerenciar uma unidade de informação. Portanto, a premissa de que é preciso ouvir o usuário, identificar suas demandas, conhecer seu comportamento em relação à busca da informação é verdadeira. Dessa forma, uma ferramenta excelente vem sendo utilizada pelos gerentes de unidades de informação para resolverem os problemas de comunicação entre unidades e usuários, que é:
O formato MARC (Machine Readable Cataloging) é uma catalogação legível por computador. Sua intenção é servir de padrão de catalogação em máquinas e transportar os dados de maneira eficaz entre elas. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente os campos com suas entradas principais: COLUNA I COLUNA II
1 – 110 ( ) descrição física
2 – 260 ( ) nome corporativo
3 – 300 ( ) imprenta
4 – 650 ( ) assunto – termo tópico.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna II, de cima para baixo:
No Sistema de Classificação Decimal de Dewey, o sinal . (ponto) é utilizado para separar cada conjunto de
As classificações podem ser divididas do ponto de vista de sua finalidade em:
De acordo com a AACR2, 2. ed. rev., o título que aparece na página de rosto totalmente grafado em letras maiúsculas, deve ser:
A CDU é uma classificação documentária, voltada para o uso em biblioteca ou para uso bibliográfico, ou seja, para indexação e descrição minuciosa do conteúdo dos documentos (SOU?A, 2004). Possui sinais gráficos que estão dispostos em duas ordens, horizontal e vertical. A ordem vertical, ou de arquivamento, ordena a localização dos livros nas estantes. A respeito destas características, analise as opções a seguir:
I – 346+31
II – 346(81)
III – 346
IV – 346"2000"
V – 346/347
Assinale a alternativa que contém a ordem correta de arquivamento:
Conforme a NBR 6023, de agosto de 2002, da ABNT, o documento jurídico que inclui toda e qualquer discussão técnica sobre questões legais refere-se à(a).