Um pesquisador utilizou uma metodologia de pesquisa qualitativa derivada indutivamente do estudo do fenômeno que representa. O fenômeno foi descoberto, desenvolvido e provisoriamente verificado por meio de sistemática coleta e análise de dados, que juntamente com a teoria possuíam relação recíproca. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi a(o)

Um código de catalogação e um formato de entrada são imprescindíveis para o processo de criação de um registro bibliográfico em meio magnético. Identifiqueos a seguir:

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores/ clientes e da sociedade. A afirmação acima refere-se ao conceito de
Saber ouvir, ter prazer em se comunicar, mostrar-se disponível, apresentar curiosidade, criatividade, iniciativa, abertura de espírito, discrição e adaptabilidade são características do profissional de referência relativas às

Segundo a norma NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, as regras gerais de apresentação das referências são: I – os elementos essenciais da referência devem ser apresentados em sequência padronizada; os elementos complementares não precisam ser em sequência padronizada.
II – as referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto.
III – a pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme em todas as referências.
IV – os casos omissos devem ser resolvidos utilizando–se o bom senso.
Analisando os itens acima, assinale a alternativa correta:

A tabela Cutter, idealizada por Ammi Cutter (1837–1903), bibliotecário norte–americano pode ser caracterizada como:

Segundo o Código de Ética Profissional do Bibliotecário (Resolução CFB nº 42, de 11.01.2002), a alternativa que não é considerada como uma penalidade nas infrações cometidas pelo bibliotecário é:

A álgebra lógica, ou álgebra booleana, permite que sejam efetuadas operações de união, de interseção e de exclusão de um conjunto de descritores de documentos. Para aumentar a precisão de uma busca, o recurso utilizado é o uso:

A forma correta de apresentar a "data provável" de um documento de acordo com a NBR 6023, de agosto de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT é:

As mudanças tecnológicas, econômicas e sociais têm exigido um perfil polivalente e multidisciplinar para gerenciar uma unidade de informação. Portanto, a premissa de que é preciso ouvir o usuário, identificar suas demandas, conhecer seu comportamento em relação à busca da informação é verdadeira. Dessa forma, uma ferramenta excelente vem sendo utilizada pelos gerentes de unidades de informação para resolverem os problemas de comunicação entre unidades e usuários, que é:

O repertório cuja compilação implica a descrição de textos em primeira mão, à vista do original, é a bibliografia

O formato MARC (Machine Readable Cataloging) é uma catalogação legível por computador. Sua intenção é servir de padrão de catalogação em máquinas e transportar os dados de maneira eficaz entre elas. Numere a coluna II de acordo com a coluna I, associando corretamente os campos com suas entradas principais: COLUNA I COLUNA II
1 – 110 ( ) descrição física
2 – 260 ( ) nome corporativo
3 – 300 ( ) imprenta
4 – 650 ( ) assunto – termo tópico.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna II, de cima para baixo:

As classificações podem ser divididas do ponto de vista de sua finalidade em:

De acordo com a AACR2, 2. ed. rev., o título que aparece na página de rosto totalmente grafado em letras maiúsculas, deve ser:

A necessidade de instrumentos mais sensíveis de medição, capazes de identificar e de registrar elementos relativos à qualidade, fez com que um grupo de bibliotecários desenvolvesse e implementasse, em 2002, uma avaliação apoiada numa metodologia chamada SERVQUAL, já adotada por outras bibliotecas. As 5 dimensões analisadas por esse modelo são: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, além de

A CDU é uma classificação documentária, voltada para o uso em biblioteca ou para uso bibliográfico, ou seja, para indexação e descrição minuciosa do conteúdo dos documentos (SOU?A, 2004). Possui sinais gráficos que estão dispostos em duas ordens, horizontal e vertical. A ordem vertical, ou de arquivamento, ordena a localização dos livros nas estantes. A respeito destas características, analise as opções a seguir:
I – 346+31
II – 346(81)
III – 346
IV – 346"2000"
V – 346/347
Assinale a alternativa que contém a ordem correta de arquivamento:

Página 1