Publicidade|Remover
Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa-me paz!
Se me queres
enfim
tem de ser bem devagarinho, amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda…

QUINTANA, Mário. Obra completa em um volume. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, p. 642

Sobre a colocação dos pronomes oblíquos átonos, assinale a alternativa correta.
Algumas palavras em Língua Portuguesa desempenham diversas funções sintáticas e classificações morfológicas, a depender do contexto morfossintático em que aparecem. Exemplo disso é o SE.

I. Vendem-se apartamentos na orla da Pajuçara a preços de Black Friday.
II. “Ah!, se eu pudesse, no fim do caminho Achar nosso barquinho e levá-lo ao mar Ah!, se eu pudesse tanta poesia Ah!, se eu pudesse, sempre, aquele dia” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli)
III. Minha questão é se ele vai aceitar o novo cargo ou não.
IV. Após discussão com o namorado, Eleonora foi-se embora de Viçosa para nunca mais voltar.
V. Fala-se muito em empatia ultimamente, mas a efetividade dessa prática é insuficiente nas relações cotidianas.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o SE, em cada aparição.

Uma das coisas mais maravilhosas que podemos aprender com os heróis da pobreza é lidar de maneira não tão contábil com o sucesso e o insucesso. Pessoas que mantêm a cabeça erguida mesmo em situações difíceis têm uma peculiaridade: mantêm-se ativas até nas crises. Dispõem de uma dignidade independente das circunstâncias externas e, muitas vezes, têm a capacidade de encarar o fracasso como oportunidade.


SCHONBURG, Alexander. Rico sem dinheiro. São Paulo: Gente, 2007, p. 55.


Considerando-se os aspectos da norma-padrão da língua, assinale a alternativa correta.

Embora Gregor tentasse convencer-se de que nada de anormal se passava, que se tratava apenas de uma mudança de alguns móveis de lugar, acabou por reconhecer que as idas e vindas das mulheres, os sons momentâneos que produziam e o arrastar de móveis lhe provocavam grande perturbação de todos os lados ao mesmo tempo e, por mais que encolhesse a cabeça e as pernas e se achatasse no chão, viu-se com a certeza de que não poderia continuar a suportar tudo aquilo por muito tempo. Tiravam-lhe tudo do quarto, privavam-no de tudo o que lhe agradava (...) Não conseguia se deter a analisar as boas intenções das duas mulheres, de cuja existência quase tinha esquecido àquela altura, visto estarem tão exaustas que se dedicavam ao trabalho em silêncio. Ouvia-se apenas o pesado arrastar dos pés de ambas.

KAFKA, Franz. A metamorfose. São Paulo: Faro editorial, 2023, p. 61.

Considerando-se a regência de alguns verbos do texto, assinale a alternativa correta.
Considere que os símbolos ¬, ∧ e → representam negação, conjunção e implicação, respectivamente. Analisando a fórmula (p→q)∧(¬q→¬r), é correto afirmar que essa fórmula é verdadeira
Considere que os símbolos ¬, ∧, →, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, implicação, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente. Considere, ainda, os seguintes predicados: E(x): x está matriculado em Engenharia, M(x): x é monitor de uma disciplina e T(x,y): x e y trabalham juntos em projeto.

Qual das alternativas formaliza corretamente a informação “Existe alguém matriculado em Engenharia que trabalha em um projeto com alguém que não é monitor”?
Em uma pesquisa com 200 pessoas, foi perguntado sobre a preferência em relação a estilo musical. Das pessoas entrevistadas, 150 disseram gostar de forró, 70 disseram gostar de pagode e 65 disseram gostar de ambos os estilos. Quantas pessoas gostam de, no máximo, um estilo?
Em uma pesquisa com 150 pessoas, foi perguntado se praticam esportes ou tocam instrumentos musicais. Das pessoas entrevistadas, 90 praticam esportes, 70 tocam instrumentos musicais, e 30 fazem ambas as atividades.
Quantas pessoas não fazem nenhuma das atividades?
Analise o argumento: “Se estou em casa, então estou seguro. Não estou em casa. Logo, não estou seguro.”
Assinale a alternativa que descreve corretamente este argumento.
Considerando que os símbolos ¬, ∧, →, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, implicação, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente; considerando, ainda, as informações ∀x(S(x)→A(x)) e ∃x(S(x)∧¬E(x)), ambas verdadeiras, qual das alternativas apresenta uma contradição em relação a essas informações?
Um restaurante oferece 5 (cinco) opções de entradas, 4 (quatro) opções de pratos principais e 5 (cinco) opções de sobremesas. De quantas maneiras diferentes um cliente pode escolher uma entrada, um prato principal e duas sobremesas?
Publicidade|Remover