O renomado físico contemporâneo Stephen Hawking foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos vinte e um anos de idade. Para manter a qualidade de sua comunicação, Stephen fez uso, ao longo de sua vida, de tecnologias assistivas e de comunicações alternativas que lhe possibilitaram a capacidade de se comunicar. Considerando esse contexto como exemplo, julgue o item a seguir, a respeito da tecnologia assistiva e da comunicação alternativa.


Em casos de dificuldades motoras graves, como o de Stephen Hawking, a técnica adequada para ser utilizada na comunicação interpessoal pode ser a de varredura.

Leia sentença abaixo:

A lei nº 11104/2005 dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de ______ nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações sobre adesão ao tratamento e adaptação.
( ) O número de pessoas com doença crônica que não aderem ao tratamento, representa problema grave de saúde pública e grande desafio para os serviços e profissionais de saúde.
( ) Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a taxa de não adesão está em torno de 30%.
( ) Entre os fatores determinantes de não adesão ao tratamento de saúde mental estão a descrença, relação terapêutica deficitária e dificuldade de acesso ao mesmo.
( ) A não adesão ao tratamento, não representa obstáculo para a evolução negativa ou positiva da doença.
( ) O termo adesão implica em participação ativa da pessoa doente no plano de tratamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Leia as frases abaixo:

“É no brincar e talvez apenas no brincar que a criança ou o adulto fruem na sua liberdade de criação”.

“Para que o bebê tenha um amadurecimento saudável a mãe precisa ser suficientemente boa e atender as necessidades integrais da criança”.

Considere as frases acima e responda o responsável por elas.

Tendo como base a atuação da terapia ocupacional em oncologia, julgue o item subsequente.


Adaptações que facilitem a preensão de objetos, como abotoadores ou cabos engrossados, são indicadas para pacientes que apresentem hiperestesia decorrente de tratamento quimioterápico.

Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito dos aspectos psicossociais e espirituais nos cuidados ao paciente hospitalizado.
( ) Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os cuidados paliativos melhoram a qualidade de vida de pacientes com doenças terminais, prevenindo e aliviando o sofrimento com auxílio de identificação precoce, avaliação correta, diminuição da dor e outras questões físicas, espirituais e psicossociais.
( ) Nos cuidados paliativos, o apoio psicossocial, espiritual, além do trabalho conjunto da equipe de saúde, paciente e familiares parece ser a chave para prolongar a vida.
( ) O Terapeuta Ocupacional (TO) tem por objetivos aliviar a dor, promover qualidade de vida, conforto espiritual, manter o significado da vida e fazer com que o paciente entenda a morte como processo natural.
( ) Os princípios para cuidados paliativos são: grau de agressividade da doença, sobrecarga familiar, cuidados intensivos feitos por equipe multiprofissional, prognóstico ruim.
( ) A intervenção da TO nos cuidados paliativos limita-se ao apoio para desempenho ocupacional interrompido pela disfunção física.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Na atenção à criança hospitalizada, um dos principais recursos do cuidado em Terapia Ocupacional, no sentido de reconhecer e validar a atividade de vida diária central para a infância é
Assinale a alternativa que apresenta quais são os 3 marcos no desenvolvimento motor infantil.
“Abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças) e suas famílias, que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida” Essa definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) diz respeito a:

Tendo como base a atuação da terapia ocupacional em oncologia, julgue o item subsequente.


Pacientes com câncer de pulmão podem apresentar restrições em seu desempenho ocupacional devido à redução da mobilidade da cintura escapular após a realização de toracotomia.

Tendo como base a atuação da terapia ocupacional em oncologia, julgue o item subsequente.


A manutenção da capacidade física por meio de exercícios e atividades que estimulem a resistência, a força muscular e a amplitude de movimento articular constitui o principal objetivo terapêutico-ocupacional no cuidado paliativo de pacientes oncológicos.

Correlacione corretamente as afirmativas sobre as diferentes faixas etárias da criança e suas aquisições relevantes nos nascidos a termo:
(1) 02 meses. (A) Sorriso social. (2) 03 meses. (B) Permanece em pé com apoio. (3) 06 meses. (C) Junção das duas mãos na linha média. (4) 09 meses. (D) Anda. (5) 12 meses. (E) Localiza sons, dirigindo o olhar em direção à fonte sonora.

A correlação correta ocorre em:
Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as diretrizes referentes à humanização do cuidado, apresentadas a seguir, e os conceitos descritos na sequência.
I. Acolhimento
II. Ambiência
III. Clínica ampliada
IV. Valorização do trabalhador
V. Defesa dos direitos dos usuários
a-  Criação de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade e promovam o encontro entre as pessoas e mudanças nos processos de trabalho.
b-  Incentivo ao reconhecimento dos direitos dos usuários assegurados por lei e garantia de que eles sejam cumpridos, desde a recepção até a alta, por parte dos serviços de saúde.
c-  Modo de sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/populações, que implica no reconhecimento legítimo e singular das necessidades de saúde.
d-  Processo de inclusão dos profissionais na tomada de decisão, dando visibilidade às suas experiências e à capacidade de qualificação dos processos de trabalho.
e-  Ferramenta teórica e prática que contribui para uma abordagem clínica do adoecimento e do sofrimento, em contraposição à fragmentação do conhecimento e das ações de saúde
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito da atenção da Terapia Ocupacional (TO) aos pacientes e familiares em situações de perda e luto.
( ) A assistência de TO no Brasil investe muito na compreensão das demandas ocupacionais diante dos processos de perda e luto.
( ) A abordagem qualitativa tende a melhor contextualização desses processos complexos, pois exploram realidades construídas social e subjetivamente.
( ) Do ponto de vista ocupacional, surgem mudanças no estilo de vida, destituição de papéis ou afastamento das ocupações que podem ser ressignificadas com auxílio profissional.
( ) Ao perceber o desligamento das ocupações, do cuidado com o próprio corpo, isolamento e afastamento social, o profissional deve respeitar esse período de luto sem intervenção, mesmo que seja duradouro.
( ) As ocupações são importantes ferramentas para a intervenção com os enlutados, seja como meio ou fim.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre o cotidiano de crianças com disfunções crônicas e complexas que necessitam de grande suporte hospitalar.
( ) Essas crianças necessitam, com maior frequência e intensidade, dos serviços de saúde, pelo acesso ao tratamento de alta complexidade, pois em casa não há possibilidade de obter os recursos necessários (respiradores, aspiradores, equipe).
( ) No hospital, as rotinas de cuidados de saúde são considerados pelas mães como normal e entendido como garantia de manutenção da vida do filho.
( ) O cuidado com o filho representa uma atividade extremamente significativa que viabiliza o cotidiano dessas mães, mesmo permanecendo todo tempo com ele no hospital.
( ) Diante da equipe de saúde, a mãe faz a interlocução da criança comprometida com o ambiente, pois ela entende olhares e movimentos, esse papel costuma ser imparcial, não interferindo na escolha dos procedimentos.
( ) A mediação saudável dos familiares com os profissionais de saúde, pode tornar a rotina hospitalar menos sofrida e mais acolhedora.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) sobre Terapia Ocupacional (TO) no cuidado do paciente crônico em agudização nos casos de artrite reumatóide (AR).
( ) Trata-se de patologia reumática, articular, inflamatória crônica, autoimune, de caráter progressivo com períodos de agudização e remissão, com fatores exclusivamente genéticos.
( ) Envolve processo inflamatório intenso, degeneração das fibras de colágeno, sinovite e inflamação dos tecidos periarticulares causando lesões na cartilagem, osso subcondral, erosão óssea e destruição articular.
( ) O tratamento preventivo da TO é direcionado para as deformidades mais comuns: dedos em pescoço de cisne, em botoeira, desvio cubital das metacarpofalangianas, subluxação do cotovelo e peito de pombo.
( ) O tratamento de TO enfatiza a diminuição da dor, prevenção ou controle de lesões articulares, promoção da funcionalidade e independência, otimização das adaptações ocupacionais e ajustes psicossociais.
( ) A TO como parte da equipe multidisciplinar no cuidado de AR é imprescindível para abordagem holística.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa incorreta. Entre as categorias de tecnologia assistiva estão relacionadas:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações sobre Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs).
( ) Apoiam a vida diária de casa e na comunidade e frequentemente requerem maior complexidade de interações do que o autocuidado das Atividades de Vida Diária (AVDs).
( ) Compreende o cuidado com os outros e com animais.
( ) Compreende o controle esfincteriano.
( ) Compreende a mobilidade na comunidade, dirigir, caminhar, tomar ônibus, táxi ou outro sistema de transporte.
( ) Compreende o cuidado com equipamentos pessoais como aparelhos auditivos, óculos, próteses, equipamento adaptativos e dispositivos sexuais e contraceptivos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A brinquedoteca, prevista pela Política de Humanização do SUS, configura-se como espaço saudável nas unidades de saúde que oferecem atendimento pediátrico em regime de internação. Assinale a alternativa que descreve corretamente suas diretrizes de funcionamento.
Página 1