Um observador situado na longitude de 90º a leste do meridiano de Greenwich tem uma reunião marcada com um observador situado na longitude 45º a oeste de Greenwich.


(FITZ, P.R. Cartografia Básica, 2008, p. 83. Adaptado)


Qual é a diferença de horas entre os dois observadores?

A rede rodoviária do território brasileiro apresenta uma padronização em sua nomenclatura seguindo uma lógica geográfica, com base na orientação predominante das estradas.


(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil.

Disparidades e dinâmicas do território, 2018, p.273-74. Adaptado)

Essa lógica define que as rodovias norte-sul (longitudinais), leste-oeste (transversais) e noroeste para sudeste ou de nordeste para sudoeste (diagonais) receberão, respectivamente, os códigos iniciais:

As rochas ígneas ou magmáticas se formam a partir de material fundido em partes profundas do interior da terra. À medida que o magna se desloca para regiões “mais frias”, perde calor e se consolida.

(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra, 2000, p. 328. Adaptado)

Um exemplo de rocha ígnea ou magmática de amplo uso comercial é

Ana é professora de Biologia. Depois de participar de um encontro de formação continuada sobre alfabetização científica e currículo de ciências, ela incorporou outros critérios para definir se seus alunos poderiam ser considerados alfabetizados cientificamente. Fundamentando-se nas habilidades apresentadas por Sasseron e Carvalho (2011), Ana definiu, corretamente, que os alunos alfabetizados cientificamente eram aqueles que

Medindo-se uma distância em uma carta topográfica, acharam-se 22 cm. Sendo a escala do mapa 1:50.000, a distância no terreno será:


(FITZ, P.R. Cartografia Básica, 2008, p. 23. Adaptado)

O crescimento populacional brasileiro nas últimas décadas foi acompanhado de uma reversão da proporcionalidade entre a população rural e a população urbana, com seu ponto de inflexão ocorrido nos anos de 1960.


(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil.

Disparidades e dinâmicas do território, 2018, p. 121. Adaptado)



Contudo, esse processo, na escala das regiões brasileiras, não foi simultâneo. Sequencialmente tem-se que esse processo ocorreu nas regiões sudeste, sul e centro- -oeste, nordeste e norte, nas décadas de:

Um objeto está se deslocando proveniente da direção sudeste (SE). Considerando que mantenha essa trajetória linear, o seu destino será a direção


(MARTINELLI, M. Cartografia temática:

caderno de mapas, 2003, p. 18-20. Adaptado)

A população brasileira está desigualmente distribuída pelo território. Ainda existe uma nítida oposição entre as áreas litorâneas e interioranas. As primeiras são densamente povoadas; as segundas têm ocupação rarefeita.


(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil. Disparidades e dinâmicas do

território, 2018, p. 117. Adaptado)



Essa distribuição desigual da população no território brasileiro está associada

As projeções cartográficas podem ser classificadas de acordo com diferentes metodologias que buscam sempre um melhor ajuste da superfície terrestre a ser representada.


(FITZ, P.R. Cartografia Básica, 2008, p. 44. Adaptado)


Aquelas que mantêm a verdadeira forma das áreas a serem representadas e não deformam os ângulos existentes no mapa são definidas como projeções