Questões Direito Penal Introdução ao estudo do Direito Penal

Considere a seguinte situação hipotética. Lúcio manteve relação sexual com Márcia, a...

Responda: Considere a seguinte situação hipotética. Lúcio manteve relação sexual com Márcia, após conhecê-la em uma boate, cujo acesso era proibido para menores de 18 anos, tendo ela afirmado a Lúcio ter ...


Q138998 | Direito Penal, Introdução ao estudo do Direito Penal, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, STF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base na parte geral do direito penal, julgue os itens abaixo.

Considere a seguinte situação hipotética. Lúcio manteve relação sexual com Márcia, após conhecê-la em uma boate, cujo acesso era proibido para menores de 18 anos, tendo ela afirmado a Lúcio ter 19 anos de idade, plenamente compatível com sua compleição física. Nessa situação, constatado posteriormente que Márcia era menor de 14 anos, Lúcio não será punido por crime de estupro, tendo em vista que a jurisprudência do STF reconhece, no caso, o erro de proibição, que afasta a culpabilidade do agente.

David Castilho
Por David Castilho em 07/01/2025 22:33:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

De acordo com a legislação brasileira, em especial o Código Penal, o erro sobre a idade da vítima não afasta a responsabilidade penal do agente no crime de estupro. Mesmo que Lúcio tenha acreditado de boa-fé que Márcia tinha mais de 14 anos, o fato de ela ser menor de idade é determinante para a configuração do crime.

O erro de proibição, que é a desconhecimento da ilicitude do fato, pode sim afastar a culpabilidade do agente em alguns casos, mas não se aplica quando se trata de erro sobre elementos essenciais do tipo penal, como a idade da vítima no crime de estupro.

Portanto, Lúcio poderá ser responsabilizado pelo crime de estupro, mesmo que tenha agido de boa-fé ao acreditar na idade informada por Márcia.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.