Dentre as muitas correntes teóricas que contribuem para o trabalho em saúde, podemos distinguir três grandes enfoques: o biomédico, o social e o psicológico. Cada uma dessas três abordagens é composta de várias facetas, no entanto, pode-se dizer que existe em cada uma delas uma tendência para valorizar mais um tipo de problema e alguns tipos de solução, muitas vezes de uma forma excludente. Nesse contexto, a proposta da Clínica Ampliada busca se constituir numa ferramenta de articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas. Para essa abordagem do paciente, é necessário um compromisso ético profundo. São características da Clínica Ampliada:
a) fazer imediatamente o encaminhamento do paciente para a área de especialidade clínica associada à queixa do usuário do sistema de saúde.
b) buscar ajuda em outros setores, o que se chama intersetorialidade.
c) ver a doença de forma singular.
d) reconhecer os limites de conhecimento dos profissionais de saúde e buscar principalmente o uso das tecnologias, pois exames que realmente apresentamrealidade científica.
e) não assumir a responsabilidade sobre os usuários dos serviços de saúde, pois um processo por erro médico pode sermuito oneroso para o Estado.