Questões Direito Previdenciário

José, agente público, ocupante exclusivamente de cargo em comissão, após verter 24 (vin...

Responda: José, agente público, ocupante exclusivamente de cargo em comissão, após verter 24 (vinte e quatro) contribuições mensais, sofreu um acidente de trânsito. Após análise da perícia, o laudo técnico c...


Q58077 | Direito Previdenciário, Procurador de Universidade Assistente, UNICAMP, VUNESP

José, agente público, ocupante exclusivamente de cargo em comissão, após verter 24 (vinte e quatro) contribuições mensais, sofreu um acidente de trânsito. Após análise da perícia, o laudo técnico concluiu que José apresenta incapacidade para o exercício de sua atividade habitual, mas remanesce capacidade laboral para o desempenho de outras atividades.

Considerando a situação hipotética apresentada, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e a legislação correlata aplicável ao caso, assinale a alternativa correta.
David Castilho
Por David Castilho em 07/01/2025 02:24:58🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

De acordo com a Lei no 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, José, mesmo apresentando incapacidade para o exercício de sua atividade habitual, mas remanescendo capacidade laboral para o desempenho de outras atividades, tem direito à concessão do benefício de auxílio-doença.

O auxílio-doença é um benefício previdenciário concedido ao segurado que, após cumprir o período de carência, ficar incapacitado para o trabalho por mais de 15 dias consecutivos ou 25 dias alternados. Nesse caso, a incapacidade laboral não precisa ser total, basta que impeça a realização da atividade habitual.

Portanto, a alternativa correta é a letra e), pois José tem direito ao auxílio-doença mesmo com a possibilidade de desempenhar outras atividades laborais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.