Questões Conhecimentos Bancários Produtos e Serviços Financeiros

Com relação ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), operacionalizado p...

Responda: Com relação ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), operacionalizado pelo Banco do Brasil, são apresentadas cinco afirmativas: I. Qualquer banco pode fornecer a seus cliente...


1Q725981 | Conhecimentos Bancários, Produtos e Serviços Financeiros, Analista Bancário, Banco do Nordeste, FSADU

Com relação ao Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), operacionalizado pelo Banco do Brasil, são apresentadas cinco afirmativas:

I. Qualquer banco pode fornecer a seus clientes a informação quanto à inclusão do seu nome no CCF, vedada a cobrança de qualquer tarifa por esta pesquisa.

II. Constitui motivo para inclusão do nome do correntista no CCF a devolução de um cheque sem fundos na sua 1ª apresentação.

III. Constitui motivo para inclusão do nome do correntista no CCF a devolução de um cheque por cancelamento de talonário pelo sacado.

IV. Pelas normas atuais, quando se trata de conta corrente e conjunta, são incluídos no CCF os nomes e CPF de todos os titulares da conta conjunta.

V. No caso de cheque devolvido por insuficiência de fundos, além da cobrança de tarifas, o banco pode cobrar do correntista uma taxa de ressarcimento. São verdadeiras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) é um sistema operacionalizado pelo Banco do Brasil que registra os nomes de correntistas que emitiram cheques sem fundos. A consulta a esse cadastro deve ser disponibilizada gratuitamente ao correntista, conforme normas do Banco Central, o que confirma a afirmativa I.

A afirmativa II está incorreta porque a inclusão no CCF não ocorre na primeira devolução do cheque sem fundos, mas sim após a segunda devolução do mesmo emitente, conforme regulamentação do Banco Central.

A afirmativa III também está incorreta, pois o cancelamento do talonário pelo sacado não é motivo para inclusão no CCF. O cadastro é voltado para cheques devolvidos por insuficiência de fundos ou outras causas específicas, mas não pelo simples cancelamento do talonário.

A afirmativa IV está incorreta porque, nas contas conjuntas, nem sempre todos os titulares são incluídos no CCF. A inclusão depende da responsabilidade pelo cheque devolvido, e não necessariamente todos os titulares são registrados.

Por fim, a afirmativa V está correta, pois além da cobrança de tarifas bancárias pela devolução do cheque, o banco pode cobrar uma taxa de ressarcimento do correntista, conforme previsto na regulamentação do Banco Central.

Portanto, as afirmativas verdadeiras são apenas I e V, confirmando o gabarito oficial e a alternativa mais marcada pelos candidatos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.