No campo da esfera privada dos indivíduos, mesmo havendo divergências, há consensos morais que valorizam ações generosas, leais, corajosas e humildes, entre outras. No campo da esfera pública, no entanto, parece que a prática dessas virtudes fundamentais não garante a retidão da conduta dos agentes responsáveis por decisões políticas. Por exemplo, o que fazer se a lealdade a um amigo é incompatível com um dever público ou quando uma decisão política a favor do bem comum acaba por prejudicar alguém da própria família?
Considerando as dificuldades de conciliar conduta virtuosa e dever cívico dos agentes públicos, assinale a alternativa correta.
✂️ a) A perspectiva política desconhece os conflitos morais de difícil solução entre a esfera privada e a pública. ✂️ b) A esfera das virtudes privadas precisa necessariamente se sobrepor à esfera dos deveres públicos. ✂️ c) Havendo conflito entre interesses público e privado, o agente político deve defender o interesse privado. ✂️ d) Sob a perspectiva moral, os valores que guiam a ação virtuosa deverão aplicar-se à esfera pública. ✂️ e) A esfera pública frequentemente coloca o agente político em situações de conflito de difícil solução.