Em uma escola de ensino fundamental no Estado
do Tocantins, uma professora do 7° ano precisa
abordar, de acordo com o Documento Curricular
do Estado do Tocantins (DCT), a unidade Vida e
Evolução. Considere a habilidade “Caracterizar os
principais ecossistemas brasileiros quanto à
paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo,
à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc.,
correlacionando essas características à flora e
fauna específicas”, abordando o objeto do
conhecimento “Diversidade de ecossistemas:
ecossistemas brasileiros”. Em seu planejamento,
a professora pesquisou sobre possíveis
metodologias para atender a habilidade e o objeto
do conhecimento requeridos. Tendo por base o
DCT, assinale a assertiva que não contempla a
habilidade e o objeto de conhecimento requeridos:
a) Pesquisa comparativa sobre ecossistemas,
identificando fatores que contribuem para o
seu desequilíbrio
b) Investigação sobre quais foram as ações
humanas que interferiram na mudança de
paisagem em sua região.
c) Identificação da importância ecológica e
econômica das espécies nativas do Cerrado,
ecossistema predominante no Tocantins.
d) Estudo comparativo de ecossistemas
observados em sua região com os
ecossistemas brasileiros previamente
pesquisados.
e) Pesquisa científica sobre os principais
ecossistemas brasileiros, com a descrição de
elementos de sua flora, fauna e fatores
abióticos