Questões de Concursos Gestão de Competências

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1Q153861 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Psicologia, TRE CE, FCC

A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade

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2Q99029 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Recursos Humanos, CVM, ESAF

Sobre gestão por competência, é incorreto afirmar que:

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3Q109848 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Inspeção Governamental, TCM CE, FCC

A gestão de pessoas por competências envolve

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4Q132849 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Banco Central Área 5, BACEN, CESGRANRIO

No esforço de desenvolver um novo foco estratégico voltado para a integração e a inovação e para o desenvol- vimento de suas competências estratégicas, as organiza- ções têm buscado, de modo criativo, alternativas aos programas tradicionais de Gestão de Pessoas, amparadas por um conjunto de teorias de Administração que, cada vez mais, enfatizam a importância da construção de uma visão de parceria entre as organizações e seus empregados. Dentre as ideias apresentadas a seguir, qual NÃO constitui uma tendência, em termos da prática estratégica de Gestão de Pessoas?

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5Q158378 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Assistente Social, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

A prática social humana, enquanto atividade transformadora, envolve três dimensões: Dimensão Produtiva, Dimensão Investigativa e Dimensão Social/Política. Nessa perspectiva, o Serviço Social, enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, possui duas naturezas que lhe permitem recriar as possibilidades profissionais como sujeito que contribui com a sociedade e produzir conhecimento/saberes capazes de subsidiar a intervenção profissional. Quais são essas naturezas?
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6Q29516 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV

Nas abordagens atuais de gestão por competências, as competências individuais podem ser definidas como um conjunto de conhecimentos que o indivíduo mobiliza e aplica, de forma reiterada, dentro de um contexto organizacional, agregando valor à organização e a si mesmo.

Esse conceito destaca que a competência individual tem duas dimensões, a saber: 
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7Q108837 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Controle Externo Auditoria Governamental, TCU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à gestão de pessoas por competências, julgue o próximo item.

A habilidade interpessoal ou a habilidade social é um dos componentes da chamada inteligência emocional, que compreende diversas competências, entre as quais se incluem a capacidade de não demonstrar emoções e não influenciar os outros com as próprias emoções.

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8Q657007 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Judiciário Área Administração, TJ PA, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca dos conceitos que fundamentam o modelo de gestão de pessoas por competências, assinale a opção correta.
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9Q201660 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Em um ambiente organizacional onde se pratica a gestão por competências, é correto afirmar que:

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10Q220003 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto à gestão por competência, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
Posteriormente escolha a sequência que condiz com a sua opção:

(___) A Gestão por Competências nasceu para replicar questões particulares do cenário empresarial; porém, é ineficaz e a corporação não deve dar menção a esta categoria de conhecimento empresarial.

(___) A emergência desta metodologia de gestão representa uma tentativa de resposta à necessidade de superação da concorrência num mercado globalizado.

(___) As exigências por agilidade, diferenciação e inovação contínua, as demandas de aprendizagem e de criação do conhecimento para lidar com questões inéditas e surpreendentes que surgem a cada dia no contexto organizacional demandaram o surgimento da gestão por competências.

(___) Seu foco principal está orientado no desenvolvimento de competências e de novos conhecimentos, fontes por excelência para a conquista de vantagem competitiva sustentável.

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11Q98960 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo Administração, ANA, ESAF

A noção de competência, no modo de pensar atual, está vinculada a duas dimensões: uma organizacional e outra gerencial. Qual das opções abaixo descreve corretamente estas dimensões?

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12Q236799 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Programador de Computador, TRE RS, FCC

A gestão de pessoas por competências é a adoção de uma estratégia
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13Q220432 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Pedagogo, COPEL, PUC PR

Quanto às idéias sobre gestão por competências, assinale a alternativa INCORRETA:

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14Q29515 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV

O conceito de competência traz uma perspectiva importante para a gestão das carreiras organizacionais, ao estimular as empresas a focar em suas estratégias e a avaliar se podem contar com as pessoas adequadas para colocar essas estratégias em prática. Assim, um dos aspectos básicos a serem trabalhados na articulação entre competências e carreira é vincular capacidades e entregas à lógica de progressão de carreira.

Na construção de um modelo de gestão de carreiras, baseado em competências, que contemple o desenvolvimento dos profissionais e a sucessão, é fundamental a:
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15Q113451 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Finanças e Controle Comum a todos, CGU, ESAF

De uma forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes. Essas são necessárias para ocupar um cargo de gerente e dependem do nível hierárquico do cargo, das tarefas a serem desenvolvidas pelo gerente e do tipo de organização entre outros fatores.

Escolha a opção que faz uma relação correta entre habilidade e nível hierárquico.

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16Q197145 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Agente Técnico Legislativo Especializado Gestão de Projetos, AL SP, FCC

Um dos principais objetivos da Gestão de Pessoas por Competências é

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17Q132871 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista do Banco Central Área 5, BACEN, CESGRANRIO

Na era da informação, as organizações precisam ser hábeis na gestão do conhecimento. A gestão por competências é uma proposta que visa a auxiliar no alcance desse objetivo. A gestão por competências envolve a

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18Q113987 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista de Gestão Corporativa Recursos Humanos, EPE, CESGRANRIO

As competências de uma organização devem ser do conhecimento de seus profissionais, para que estes possam defini-las e descrevê-las, bem como identificar as habilidades a elas incorporadas. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - As competências básicas são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

II - As competências essenciais são a alma da empresa e, como tal, precisam ser partes integrantes do processo administrativo como um todo.

III - As competências funcionais são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V - Quando um funcionário possui um elevado perfil de competências, demonstra as qualidades requeridas para levar adiante determinadas missões.

Está correto APENAS o que se afirma em

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19Q148480 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Jurídico Administração, PG DF, IADES

A gestão de competências no setor público brasileiro desperta crescente interesse dos estudiosos e dos responsáveis pelo gerenciamento de pessoas nas organizações públicas. A adoção de um modelo de competência na gestão de pessoas pressupõe requisitos, onde a organização pública

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20Q29517 | Recursos Humanos, Gestão de Competências, Analista de Gestão de Recursos Humanos, CODEMIG, FGV

O laboratório de análise clínicas XWZ, de médio porte, vem crescendo e conquistando reputação no mercado, apoiado em uma estratégia voltada para a inovação nos serviços. O laboratório tem uma estrutura com poucos níveis hierárquicos e suas lideranças adotam um estilo gerencial apoiador e participativo. O XWZ sempre investiu fortemente na qualificação certificada dos seus profissionais, sendo esta uma característica distintiva do laboratório. No entanto, já há alguns meses os pedidos de demissão vinham aumentando. As entrevistas de desligamento revelavam que os colaboradores estavam desmotivados, pois não viam perspectiva de ascensão profissional na empresa. O presidente do XWZ estava especialmente preocupado, pois os colaboradores, em sua maioria, estavam sendo contratados pelo principal concorrente do laboratório, por um salário melhor. O presidente reuniu-se com as principais lideranças. Todos tinham consciência de que o porte da empresa e a estrutura enxuta representavam entrave à ascensão vertical dos colaboradores e que um aumento geral dos salários era inviável financeiramente, mas reconheceram o valor das competências individuais na sustentação da estratégia da empresa e firmaram compromisso para retenção dos colaboradores na empresa. A área de RH foi incumbida de propor ações para retenção do pessoal.

Na situação descrita, seriam iniciativas adequadas, entre outras:
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