Questões Não definido

Max Dvorák escreveu o “Catecismo da Preservação de Monumentos” (1916) num amplo respeit...

Responda: Max Dvorák escreveu o “Catecismo da Preservação de Monumentos” (1916) num amplo respeito pela produção dos antepassados e pelas várias estratificações de uma mesma obra. Em relação aos princípios q...


1Q1005062 | Não definido, Área Apoio Especializado Especialidade Arquitetura, TRT 7 Região CE, FCC, 2024

Max Dvorák escreveu o “Catecismo da Preservação de Monumentos” (1916) num amplo respeito pela produção dos antepassados e pelas várias estratificações de uma mesma obra. Em relação aos princípios que defendia, considere:

I. Em casos de ruínas, é preciso antes de tudo levar em consideração que não se pode destruir aquilo que consiste seu atrativo singular: o caráter de uma construção vítima dos senhores dos tempos e seu aspecto pitoresco na paisagem.
II. É importante estabelecer a conservação baseada na “unidade de estilo”, marcada pelas práticas voltadas a complementos e refazimentos, e não no respeito ao valor “de antigo” como um modo de embasar a tutela dos monumentos.
III. É preciso analisar a percepção da paisagem como um todo e a importância dos vários elementos para a beleza do conjunto, que devem ser tutelados de forma extensa para a harmonia do ambiente em sua inteireza.
IV. Os perigos têm sua origem na ignorância e na negligência; na cobiça e na fraude; nas ideias equivocadas a respeito do progresso e das demandas do presente; na busca descabida de embelezamento e renovação, na falta de educação estética, ou numa educação equivocada.

Está correto o que se afirma APENAS em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.