De acordo com Perlin (1998), dentro de uma comunidade
social não existe apenas uma única identidade. Como
somos plurais, esse processo constitui-se como sendo
dinâmico, pois à medida que o sujeito vai se estruturando
dentro do seu grupo, também vai assumindo ou rejeitando
algumas características impostas pelo sistema a que
pertence. (Santos, 2009, p. 17)
Baseado nos estudos de Perlin (1998),as identidades
surdas híbridas:
✂️ a) referem-se à maioria dos casos de surdos filhos de
ouvintes. Eles cresceram com a ideia da oralização ou
do ouvintismo, justamente por causa dos familiares
ouvintes, depois tiveram a experiência da Língua de
Sinais. ✂️ b) têm a ver com os surdos que apresentam um
posicionamento consciente de ser ou não ser surdo. ✂️ c) referem-se aos surdos que vivem sob o comando de
uma ideologia ouvintista latente, normalmente
possuem uma identidade surda incompleta. ✂️ d) referem-se aos ouvintes que, por algum motivo,
deixaram de ouvir e se apropriam da Língua de Sinais
para se comunicar. Nesse contexto, como deixou de ser
ouvinte, assume duas línguas, porém tem mais
identificação com a comunidade dos sujeitos surdos. ✂️ e) são caracterizadas pela utilização de gestos associados
a língua de sinais, muito semelhante a filosofia da
Comunicação Total.