Ao longo da história da educação de surdos, duas concepções de surdez pairam sobre o sistema educacional
brasileiro, sendo: 1) a concepção clínico-patológica e 2) a concepção socioantropológica. Sobre essas duas
concepções, assinale a alternativa correta.
✂️ a) Na concepção socioantropológica, a surdez deve ser tratada colocando-se aparelho auditivo ou fazendo-se implante
coclear. ✂️ b) Na concepção clínico-patológica, o aproveitamento dos restos auditivos conduz a uma fala melhor e auxilia no
desenvolvimento da língua de sinais. ✂️ c) Para a concepção socioantropológica, o surdo é considerado membro de uma comunidade minoritária, com direito a língua
e a cultura próprias funcionando como um elemento identificatório. ✂️ d) Para a concepção socioantropológica, a linguagem oral é vista como imprescindível para o desenvolvimento cognitivo,
social, afetivo-emocional e linguístico do surdo. ✂️ e) Tanto na concepção clínico-patológica quanto na socioantropológica, a língua de sinais não só possibilita o
desenvolvimento da potencialidade como também envolve o processamento de todos os mecanismos cognitivos, sendo
este conceito o ponto em comum dessas duas concepções.