A rede municipal do ensino de Belém planejou a semana da
Jornada Pedagógica com a comunidade escolar para avaliar e
planejar as ações para o ano letivo, considerando sua realidade.
Leia a reflexão da Secretária Municipal de Educação:
“A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, explica
que a Semec criou diversas coordenadorias que não existiam na
rede, uma delas voltada às Relações Étnico-Raciais. ‘É importante
tratar isso desde a infância? Como é que a gente faz política
antirracista? E a inclusão, que tem uma luta histórica de 30 anos?
Mas, quantas de nós educadoras conseguimos aprender Libras, a
Língua de Sinas?’, instigou a secretária, sobre como acolher um
aluno surdo, cego ou com outras deficiências.”
Fonte: Belém Alfabetizada: escola debate a ressignificação e humanização da
Educação Infantil . Agência Belém. 20/01/2022.
Assinale a opção em que o projeto pedagógico de uma escola de
Ensino Regular poderá atender, por meio do Atendimento
Educacional Especializado, os alunos surdos.
✂️ a) Matricular no AEE somente os alunos surdos, sem outras
deficiências, do ensino regular da própria escola ou de outra. ✂️ b) Envolver outros profissionais da educação: tradutor /
intérprete, instrutor de LIBRAS, guia intérprete. ✂️ c) Criar um cronograma de atendimentos para os alunos surdocegos nos mesmos turnos, mas em turmas diferentes. ✂️ d) Planejar o AEE, identificando as necessidades especificas dos
alunos com TGD, para que sejam atendidos na mesma escola. ✂️ e) Disponibilizar, na modalidade EJA, turmas no período noturno
atendendo à demanda de alunos com deficiência.