Entre os dias 06 e 11 de setembro de 1880, em Milão,
ocorreu o Congresso Internacional de Educadores de Surdos, no
qual os reformadores votaram uma metodologia que passasse a
servir como referência mundial que pudesse nortear a educação
de surdos. Trata-se da primeira conferência internacional com
o propósito de discutir a respeito da educação de surdos,
reunindo mais de 160 educadores e especialistas da área.
Como resultado do Congresso, surgiram oito resoluções que
garantiam a hegemonia da filosofia educacional que corroborou
para a instituição:
✂️ a) do bilinguismo, ao propor a abordagem educacional que visa
capacitar a pessoa surda para a utilização de duas línguas,
preservando o direito à garantia legítima de se beneficiarem
da comunicação natural, nesse caso a comunicação gestovisual ✂️ b) da comunicação total, que defendeu a utilização de
inúmeros recursos linguísticos, tais como língua de sinais;
linguagem oral; códigos manuais, entre outros ✂️ c) do oralismo, assim a educação dos surdos passou, então,
a ter como protagonistas professores ouvintes, aliançados
com um novo método rígido e circunscrito à oralidade, não
alcançando sucesso em seus resultados ✂️ d) da comunicação alternativa, ao promover técnicas que
visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com
algum tipo de deficiência