A história da educação dos surdos foi marcada
pelo uso de três abordagens educacionais: Oralismo,
Comunicação Total e Bilinguismo. Sobre elas, é correto
afirmar:
✂️ a) O Bilinguismo compreende o sujeito surdo em
dois contextos: o da língua de sinais e o da língua
oral. As duas línguas são utilizadas em momentos
diferentes, e a língua de sinais é a língua de instrução para as pessoas surdas, ao passo que a língua
oral do país é ensinada na modalidade escrita. ✂️ b) O oralismo é uma abordagem que compreende o
sujeito surdo como diferente por possuir a surdez
em diferentes graus e tipos, e propõe o uso simultâneo de diversos recursos para a comunicação
com os surdos, abrangendo oralização, sinalização e o uso do aparelho auditivo. ✂️ c) A comunicação total é uma abordagem que percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada e deseja reabilitá-la por meio de todo e
qualquer recurso para a comunicação, abrangendo principalmente a estimulação da oralização. ✂️ d) As três abordagens estão pautadas na visão socio-antropológica, que compreende o sujeito surdo
como possuidor de diferenças, inserido em dois
contextos: o da comunidade surda e o da comunidade ouvinte.