A Declaração de Salamanca, importante documento elaborado pela parceria de várias nações em torno
de princípios que reformulassem o sistema educacional, afirma, na parte sobre “perspectivas
comunitárias”, no subtópico “parceria com os pais”, que
✂️ a) pais escolhem docentes privilegiados no que concerne às necessidades especiais de suas crianças
e, dessa maneira, eles deveriam, o máximo possível, ter a chance de poder escolher o tipo de lei
educacional que desejam para suas crianças. ✂️ b) pais deveriam ser encorajados a participar de atividades educacionais, em casa e na escola (onde
eles poderiam observar técnicas efetivas e aprender como organizar atividades extracurriculares),
bem como da supervisão e do apoio à aprendizagem de suas crianças. ✂️ c) o desenvolvimento de clubes de pais deveria ser promovido e seus representantes envolvidos no
delineamento e na implementação de programas que visem ao aprimoramento da sua própria
educação. ✂️ d) o papel das famílias e dos pais deveria ser aprimorado por meio da provisão de informação necessária
em linguagem acadêmica profissional; com enfoque na urgência de informação e de treinamento em
habilidades paternas que constitua uma tarefa importante em culturas onde a tradição de
escolarização já possua tradição de qualidade.