Leia o texto a seguir:
No Atendimento Educacional Especializado para o trabalho pedagógico com alunos surdos, destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras, Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa. DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: pessoas com surdez. Brasília: MEC/SEESP, 2007. p. 38-46
Considerando os três momentos didático-pedagógicos destacados por Damázio (2007) no Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos, qual das alternativas a seguir melhor reflete uma abordagem integrada e eficiente para o desenvolvimento linguístico e acadêmico desses alunos?
✂️ a) No Atendimento Educacional Especializado em Libras, o foco deve ser exclusivo na comunicação básica, deixando de lado conteúdos curriculares complexos, que serão abordados apenas em aulas de Língua Portuguesa. ✂️ b) No Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, deve-se priorizar a tradução direta de materiais didáticos da Língua Portuguesa para Libras, assegurando que os alunos recebam as mesmas informações que seus colegas ouvintes. ✂️ c) O Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa deve ser realizado de forma isolada, sem interligação com o ensino de Libras, para garantir que os alunos desenvolvam habilidades distintas em cada língua sem interferências. ✂️ d) Uma abordagem integrada envolve o uso da Libras como língua de instrução em todas as disciplinas, enquanto se promove simultaneamente o ensino de Libras para aprofundamento linguístico e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua, utilizando métodos visuais e contextualizados. ✂️ e) No Atendimento Educacional Especializado, é mais eficaz utilizar intérpretes em sala de aula para traduzir as aulas de Língua Portuguesa para Libras, garantindo que os alunos compreendam o conteúdo sem a necessidade de desenvolver proficiência em ambas as línguas.