Na Educação Bilíngue de Surdos, a Libras deve
estar presente como componente curricular, ou
seja, como parte do quadro de disciplinas; como
língua de instrução, instituindo as lógicas
interacionais de ensino e aprendizagem; e como
língua utilizada para comunicação interpessoal do
ambiente escolar. Analise as afirmativas a seguir
em relação ao ensino de Libras como primeira
língua na Educação Básica:
I. Na Educação Infantil, o ensino de Libras
corresponde a um modo de imersão que
propicie aquisição de língua de sinais e
desenvolvimento global dos estudantes
surdos.
II. No Ensino Fundamental, a Libras
corresponde a um componente curricular
específico.
III. No Ensino Médio, a disciplina de Libras se
associa diretamente com habilidades
específicas que esse saber produz na relação
direta com diversos outros códigos e
tecnologias humanas.
IV. Temas Transversais atrelados à disciplina de
Libras envolvem, dentre outros, arte surda;
direitos, lutas e movimento social surdo;
autoconhecimento e orgulho de ser surdo.
V. A avaliação deve seguir a lógica de primeira
língua e desligar-se do que é comumente
desenvolvido na lógica ouvinte.
Assinale a alternativa CORRETA .
✂️ a) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. ✂️ d) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas.