Considerando os diversos aspectos clínicos da surdez, que
envolvem conceitos, classificação, desempenho e
consequências no desenvolvimento individual e social do
surdo, escolha a opção que melhor descreve a relação entre o
grau de perda auditiva e as estratégias de comunicação
recomendadas para otimizar o desenvolvimento linguístico e
social de crianças surdas.
✂️ a) A escolha das estratégias de comunicação deve ser
personalizada, baseando-se no grau de perda auditiva, nas
capacidades individuais da criança, no ambiente familiar e
educacional, promovendo assim tanto o desenvolvimento da
linguagem oral quanto o da Libras, conforme apropriado. ✂️ b) Crianças com perda auditiva profunda se beneficiam
exclusivamente do uso da comunicação total, que combina
Libras, a linguagem oral, leitura labial e o uso de sinais
codificados em português, pois este método oferece um
espectro amplo de recursos comunicativos. ✂️ c) Independentemente do grau de perda auditiva, a
introdução precoce da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como
meio de comunicação deve ser priorizada sobre a linguagem
oral, garantindo o desenvolvimento linguístico pleno baseado
na visão como canal sensorial primário. ✂️ d) Para crianças com perda auditiva leve a moderada, a
ênfase deve ser colocada exclusivamente no desenvolvimento
da linguagem oral, utilizando dispositivos de amplificação
sonora, visto que a capacidade residual de audição pode ser
suficiente para adquirir a linguagem oral sem o suporte de
linguagem de sinais.