Acerca das políticas linguísticas e da educação bilíngue para surdos no contexto brasileiro, e
levando em consideração as diretrizes e as discussões apresentadas por Castilho (2014), selecione a
alternativa correta:
a) A Constituição Brasileira de 1988, ao definir
o português como a língua oficial do país,
implica que a educação para surdos deva ser
exclusivamente em Língua Portuguesa, tratada como a primeira língua (L1), desconsiderando a importância e o uso da Libras nas
instituições de ensino.
b) O desenvolvimento das políticas linguísticas
para surdos no Brasil, conforme descrito por
Castilho (2014), sugere que a Libras deve
ser utilizada apenas como uma ferramenta
auxiliar, sem status de língua de instrução,
para evitar conflitos com o ensino da Língua
Portuguesa.
c) Consoante às discussões sobre políticas linguísticas e educação bilíngue, adotar um padrão único de Língua Portuguesa para a educação de surdos é considerado mais eficaz
para promover a coesão nacional e a uniformidade linguística. Essa abordagem desconsidera a Libras como uma língua relevante
no processo educativo, excluindo-a e tratando-a como se não fosse uma língua bilíngue
oficial, mas sim uma língua monolíngue.
d) Castilho (2014) argumenta que a adoção de
uma política bilíngue que integra a Librascomo a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa escrita como a segunda língua (L2) é
imprescindível para atender às necessidades
educacionais dos surdos, promovendo uma
educação que respeite a identidade linguística e cultural desses indivíduos.