De acordo com Lima e Barbosa (2020), o ensino
de Libras nas escolas torna-se importante não
somente para a comunidade surda, mas também para
os estudantes ouvintes, pois possibilita outra forma
de comunicação, produz interação, diversidade
linguística e o fortalecimento das diferentes
identidades existentes dentro da sociedade. Sobre
esse assunto, assinale a alternativa incorreta:
✂️ a) Para crianças surdas, é importante que o ensino de
Libras comece o mais cedo possível, de preferência
desde o nascimento. Isso permite que eles adquiram
a língua de forma natural, semelhante à aquisição da
língua materna por crianças ouvintes. ✂️ b) Assim como para surdos, os ouvintes também se
beneficiam de uma abordagem específica no ensino
de Libras. Isso pode incluir aulas expositivas com o
foco exclusivo na gramática e teoria da língua de
sinais. ✂️ c) O ensino de Libras para surdos deve utilizar
metodologias que levem em consideração as
características visuais e espaciais da língua de sinais.
Isso pode incluir o uso de recursos visuais, práticas
interativas e experiências práticas para facilitar o
aprendizado. ✂️ d) Além de aprender a língua, é importante que os
surdos também tenham acesso à cultura surda. Isso
envolve a participação em eventos comunitários,
exposição a obras de arte e literatura surda, e
interação com outros membros da comunidade
surda. ✂️ e) O aprendizado de Libras para ouvintes requer
prática regular e continuada para alcançar
proficiência. Isso pode ser feito por meio de aulas
regulares, prática com colegas ou fluentes em Libras e
participação em eventos e atividades da comunidade
surda.