O objetivo do ensino de gramática para o aluno
surdo é desenvolver a competência comunicativa
em escrita da língua portuguesa, de forma que ele
compreenda as atividades linguísticas e a
funcionalidade da estrutura gramatical para os
efeitos de sentido. Com base nisso, é INCORRETO
afirmar que:
✂️ a) Os principais aspectos que diferenciam o aluno
ouvinte, que possui a língua portuguesa como
língua materna, do aluno surdo, que possui esta
como segunda língua, são: o fator repertório
linguístico e a gramática internalizada. A maioria
dos surdos chegam na escola com um repertório
vocabular em Libras mínimo e sem esta gramática
internalizada da língua portuguesa. ✂️ b) O ensino do português como segunda língua para
surdos segue a mesma metodologia de ensino de
língua estrangeira (LE) para fins comunicativos e
de conversação, explorando o desenvolvimento
obrigatório das habilidades linguísticas: falar,
escutar, ler e escrever. ✂️ c) É um bom caminho adotar a estratégia comparativa
no ensino de gramática para surdos. Isso ocorre
através da demonstração dos padrões e das
diferenças das duas línguas, Libras e Língua
Portuguesa, visando favorecer a compreensão
desses estudantes. ✂️ d) Partindo da realidade que em Libras não há flexão
verbal indicadora de tempo, pois essa marcação
temporal acontece por intermédio do uso de
advérbios de tempo (hoje, já, ontem, amanhã,
ainda, etc.), é importante, primeiramente, ensinar
ao estudante surdo os efeitos de sentido que o
tempo verbal em língua portuguesa produz no
discurso. ✂️ e) É importante no ensino de língua portuguesa para
surdos utilizar a sequência didática, tendo um texto
como eixo fundamental para manter a
uniformidade do trabalho desenvolvido através de
uma língua viva e com possibilidades reais de
aplicação no dia a dia desses estudantes.