Partindo da realidade que o ensino de gêneros
textuais promove no aluno surdo o entendimento
da funcionalidade da aprendizagem da escrita da
língua portuguesa, assinale a alternativa
INCORRETA:
✂️ a) É importante que o aluno surdo seja iniciado na
leitura e na escrita por meio dos gêneros mais
simples e de textos bimodais. Alguns gêneros
indicados para o começo deste processo são:
bilhetes, anúncios, tirinhas e quadrinhos. ✂️ b) O planejamento didático para o ensino de
produções textuais de diferentes gêneros precisa
contemplar a singularidade do aluno surdo, levando
em consideração que o aluno surdo fluente em
Libras e que entende o processo de escrita em sua
língua natural apresenta um melhor
desenvolvimento na aquisição da escrita da
segunda língua. ✂️ c) O gênero charge não é mais simples que o gênero
histórias em quadrinhos, embora seja menor em
tamanho e apresente informações imagéticas. É
mais complexo devido à necessidade de
conhecimento da ironia e metáfora que podem
estar presentes no texto em Língua Portuguesa.
Dependendo da charge é necessária uma
explicação do contexto antes de trabalhar sua
leitura. ✂️ d) É importante diversificar a dinâmica desenvolvida
em sala de aula no ensino de gêneros textuais.
Contudo, dados comprovam que o uso de quiz
relacionando a palavra do texto com a imagem
representativa do seu sentido, assim como jogos
de memória, não é muito bem aceito por
estudantes surdos. ✂️ e) Sobre o trabalho de leitura e escrita de gêneros
textuais, existe uma proposta que recomenda
ministrar este conteúdo para alunos surdos na
seguinte ordem: leitura, repertório vocabular,
variação linguística (formal e informal), produção
textual e gramática.