Com advento da Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, a profissão do tradutor e intérprete
de Libras foi reconhecida. Este documento se configura em um grande marco para estes
profissionais. Atualmente, o tradutor e intérprete de Libras é figura garantida nas escolas
pautadas por uma política de inclusão de alunos surdos. Diante disso, assinale a alternativa
que representa CORRETAMENTE o papel do tradutor e intérprete na educação inclusiva.
✂️ a) O intérprete educacional é aquele que ocupa a função de instrutor de Libras, tendo como
função primordial ensinar o conteúdo e a língua de sinais aos alunos surdos. ✂️ b) Por conhecer as especificidades linguísticas e culturais dos sujeitos surdos, no processo
de educação inclusiva o intérprete educacional é aquele que ocupa a função de
professor dos alunos surdos. Portanto, é primordial a relação entre o intérprete de Libras
e o professor regente, pois os dois têm responsabilidade no processo de formação
destes alunos surdos. ✂️ c) Na escola inclusiva o intérprete educacional tem como função para além da
interpretação em sala de aula, o dever de contribuir como professor de recurso com os
demais alunos com deficiência que frequentam a escola. ✂️ d) O intérprete educacional é aquele que ocupa a função de intérprete de Libras, tendo
como função primordial estabelecer a intermediação comunicativa entre os usuários da
Língua de Sinais – Libras – e os de língua oral – Língua Portuguesa – no contexto
escolar, traduzindo / interpretando as aulas, como objetivo de assegurar o acesso dos
surdos à educação. ✂️ e) Na escola inclusiva, o intérprete de Libras tem o papel de atuar na comunicação dos
alunos surdos com a comunidade externa, visto que todos os professores necessitam
saber Libras e os conteúdos são ministrados em Libras como L1.