A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma
colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional
Especializado) e professores dos componentes curriculares, num
trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com
necessidades educativas especiais no que se refere aos
surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino do Estado deve
considerar
✂️ a) a articulação entre professores dos componentes curriculares
com professores intérpretes de LIBRAS, especificamente, para
orientar a mediação em salas de aula, ensinando LIBRAS. ✂️ b) a articulação da escola com o Atendimento Educacional
Hospitalar e Domiciliar, em classes hospitalares e domiciliares,
no caso somente de estudantes surdos. ✂️ c) a interlocução entre os professores do Ensino Médio com
professores de educação especial, professor-intérprete de
LIBRAS, professor de LIBRAS e professores do AEE, com
atuação na escola ou em Centros e Núcleos. ✂️ d) a adoção de estratégias interdisciplinares de avaliação para
promover o processo de identificação, especificamente, de
estudantes surdos, sem a necessidade de abordar os
estudantes deficientes auditivos. ✂️ e) a interlocução entre professores de educação especial com
professores de LIBRAS que atuam em Centros e Núcleos em
outros estados brasileiros.