“A abordagem da Comunicação Total chegou ao Brasil na década de setenta e vem
sendo adotada em escolas mais recentemente. Os Estados Unidos é o maior representante desta
abordagem. Sofreu muitas críticas, uma vez que não trouxe os benefícios esperados no âmbito do
desempenho acadêmico das crianças com surdez no que se refere ao seu processo de escolarização
(leitura e escrita)” (Poker, 2013). A respeito da Comunicação Total como abordagem educacional,
assinale a alternativa INCORRETA.
✂️ a) Defende a utilização de qualquer recurso linguístico, como a Língua de Sinais, a linguagem oral ou
códigos manuais, para propiciar a comunicação com as pessoas com surdez. ✂️ b) Valoriza a comunicação e a interação e não apenas a língua, seu objetivo maior não se restringe
ao aprendizado de uma língua. ✂️ c) Acredita que cabe à família o papel de compartilhar valores e significados, formando, junto à
criança, através da possibilidade da comunicação, sua subjetividade. ✂️ d) Recomenda o uso simultâneo de diferentes códigos e manuais desde que obedecendo à estrutura
própria da Língua de Sinais, e não a estrutura gramatical da língua oral. ✂️ e) Acredita que esse bimodalismo pode atenuar o bloqueio de comunicação existente entre a criança
com surdez e os ouvintes, evitando que as crianças sofram as consequências do isolamento.