Na ideologia de bilinguismo, as crianças surdas devem ser postas em contato inicial com
pessoas fluentes na língua de sinais, como seus pais, professores ou outros membros da
comunidade. Nesse contexto, Skliar (1998) discute quatro diferentes projetos políticos
que sustentam a educação bilíngue para surdos. São eles: o bilinguismo com aspecto
tradicional, o bilinguismo com aspecto humanista e liberal, o bilinguismo progressista e o
bilinguismo crítico na educação de surdos. Cada um desses aspectos reflete diferentes
abordagens sobre como a língua de sinais deve ser integrada à educação dos surdos,
com visões variadas sobre identidade e inclusão social. O bilinguismo com aspecto
tradicional, especificamente, é compreendido como um projeto político que
✂️ a) apresenta uma visão colonialista sobre a surdez, priorizando o ouvintismo e mantendo
uma identidade incompleta dos surdos, com professores formados em modelos de
educação clínica. ✂️ b) visa promover uma completa integração entre surdos e ouvintes, utilizando a língua
de sinais apenas como apoio. ✂️ c) busca a valorização da identidade surda, incentivando o uso exclusivo da língua de
sinais em todas as interações. ✂️ d) propõe que a língua de sinais seja ensinada apenas como uma língua estrangeira para
os surdos.