1Q1014605 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025Conforme Streiechen et al. (2017), na perspectiva bilíngue, o profissional de escolas bilíngues para surdos deve dominar Libras (Língua Brasileira de Sinais) e LP (Língua Portuguesa), devido às dificuldades de muitos surdos com a modalidade escrita da LP. Nesse contexto, a escolha de um ambiente escolar adequado é essencial para o desenvolvimento linguístico e cognitivo de crianças surdas, especialmente aquelas filhas de pais ouvintes. O ideal é que essas crianças ✂️ a) sejam inseridas em ambientes bilíngues desde cedo, promovendo a interação com pares surdos e o aprendizado da Libras como primeira língua. ✂️ b) sejam inseridas na escola bilíngue após aprenderem a língua portuguesa, para facilitar a comunicação com os outros alunos. ✂️ c) frequentem escolas convencionais com apoio de intérpretes de Libras, para evitar a separação das crianças surdas dos ouvintes. ✂️ d) frequentem escolas especializadas, onde apenas a língua portuguesa será ensinada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro