Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno
surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos , 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são
explicitadas as relações entre linguagem e surdez e
como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos.
Com base na autora, é correto afirmar que
a) a aquisição da linguagem deve acontecer em contextos significativos e com muitas repetições para
que a criança surda compreenda a língua e memorize os sinais com mais facilidade.
b) é necessário, para que um bom desenvolvimento de
linguagem aconteça, que a criança surda aprenda
em ambientes estruturados e organizados para que
ela possa responder.
c) a língua de sinais deve ser experenciada em diferentes gêneros e modalidades, e a língua oral pode
ser oferecida concomitantemente para favorecer a
abordagem bilíngue.
d) a língua de sinais não é ensinada, mas adquirida
de forma natural e real somente se o interlocutor
souber se comunicar com o surdo de forma fluida
e interessada.
e) é fundamental ensinar a língua de sinais para a
criança surda o mais precocemente possível, pois
a aquisição não se dá espontânea e naturalmente, e
sim precisa ser instruída.