Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez , 2007) propõe dois momentos
didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional
especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na
escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem
ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas.
Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em
Libras.
a) É realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras
(preferencialmente surdo), de acordo com o estágio
de desenvolvimento da língua de sinais em que o
aluno se encontra.
b) O instrutor de Libras organiza o trabalho do AEE,
respeitando as especificidades dessa língua, para o
estudo dos termos científicos introduzidos pelo conteúdo curricular.
c) Fornece a base conceitual dessa língua e do conteúdo curricular estudado na sala de aula comum, o que
favorece a compreensão desse conteúdo ao aluno
com surdez.
d) O objetivo é desenvolver as competências gramatical, linguística e textual, nas pessoas com surdez,
para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas.
e) Enfatiza o acervo textual em Língua Portuguesa,
para oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos
e a oportunidade de interação com os mais variados
enunciados.