Associe a segunda coluna de acordo com a primeira,
que relaciona as abordagens específicas da educação
de surdos aos princípios e contextos históricos
detalhados. Note que a relação deve considerar não
apenas a descrição superficial das abordagens, mas
também suas implicações históricas e contextuais.
Algumas características podem se aplicar a mais de uma
abordagem, enquanto outras podem ser redirecionadas
para entender os movimentos subjacentes que moldaram
cada abordagem:
Coluna 1: Abordagens
1. Oralismo.
2. Comunicação Total.
3. Bilinguismo.
4. Inclusão.
Coluna 2: Princípios e contextos históricos
(__) Abordagem que ganhou força após o Congresso de
Milão de 1880, promovendo a assimilação cultural dos
surdos à comunidade ouvinte através da oralização,
refletindo uma época de valorização da homogeneização
cultural.
(__) Surgiu como uma resposta às limitações percebidas
do oralismo, propondo uma filosofia educacional que
valoriza a flexibilidade na comunicação e o uso de
múltiplos meios, incluindo a língua de sinais, como um
reconhecimento da diversidade de necessidades dos
alunos surdos.
(__) Marcado por uma perspectiva linguística e cultural,
reconhece a língua de sinais como a primeira língua dos
surdos, desafiando as noções tradicionais de deficiência
ao promover uma identidade surda forte dentro de uma
estrutura bilíngue e bicultural.
(__) Reflete uma tendência contemporânea em direção à
educação inclusiva, mas enfrenta críticas por sua
execução prática, que muitas vezes não acompanha os
recursos ou estratégias específicas necessários para um
aprendizado verdadeiramente acessível e equitativo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta
associação entre as colunas:
✂️ a) 3 - 1 - 4 - 2. ✂️ b) 2 - 4 - 3 - 1. ✂️ c) 1 - 3 - 2 - 4. ✂️ d) 4 - 3 - 2 - 1. ✂️ e) 1- 2 - 3 - 4.