Considerando o desenvolvimento histórico da educação
de surdos desde a antiguidade até a modernidade,
analise as afirmações a seguir e identifique qual delas
apresenta uma perspectiva que melhor reflete a
transição de paradigmas sobre a educação de surdos,
marcada pela evolução de práticas excludentes para
abordagens mais inclusivas e bilíngues:
✂️ a) A implementação do bilinguismo na educação de
surdos, defendida a partir do final do século XX,
reconheceu oficialmente a língua de sinais como a
primeira língua dos surdos, promovendo a oralização
apenas como uma segunda língua. ✂️ b) A invenção do alfabeto manual no século XVI por
Juan Pablo Bonet marcou o início da educação
formal para surdos, fundamentando-se
exclusivamente na oralização como método de
ensino. ✂️ c) Durante a Renascença, a percepção sobre a
capacidade intelectual dos surdos era altamente
positiva, levando ao desenvolvimento de escolas
especializadas que utilizavam exclusivamente a
língua de sinais. ✂️ d) A educação de surdos na antiguidade era
caracterizada pela aceitação e inclusão, com
registros históricos sugerindo que culturas antigas,
como a grega e a romana, possuíam métodos de
comunicação gestual desenvolvidos. ✂️ e) O Congresso de Milão, em 1880, foi um marco para
a educação de surdos, ao endossar o método
oralista como o único método de ensino,
desencadeando um período de marginalização da
língua de sinais.