João é surdo, filho de pais ouvintes. Até os 9 anos, ele nunca
tinha visto nada relacionado à Libras. Aos 10 anos João
conhece uma amiga de sua mãe que é intérprete de Libras e
o leva para uma escola onde há vários outros alunos surdos.
João começa a estudar nesta escola e com o contato com os
colegas surdos, inicia o processo de aquisição da Libras.
Sobre este processo, podemos afirmar que:
✂️ a) Trata-se de um processo de aquisição de linguagem
fundamental para a criança, pois antes disso, a criança
surda não tinha linguagem, e por isso, vivia num mundo
sem significação ✂️ b) Apesar de ser importante para o João, o atraso para o
início deste processo já gerou consequências cognitivas
irreversíveis, ou seja, João não será capaz de produzir
sentenças complexas na Libras como crianças que
iniciaram este processo logo quando nasceram ✂️ c) Este processo só aconteceu porque João estava em
contato com outras crianças surdas. Logo, se João só
tivesse contato com a amiga intérprete de sua mãe, a
aquisição não aconteceria ✂️ d) É um processo espontâneo e assistemático, uma vez que
não prevê o ensino regular da Libras, mas a aquisição
acontece por meio da comunicação direta de João com
os colegas ✂️ e) João poderá vir a se comunicar em Libras, entretanto, por
não ter a referência de um profissional ensinando-o, João
irá apresentar falhas na sua comunicação no que diz
respeito à gramática da Libras