A escola será determinante para o desenvolvimento
cognitivo e social infantil e, portanto, para o curso posterior
de sua vida. É na escola que se constrói parte da identidade
de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos
de aprendizagem, a aquisição dos princípios éticos e morais
que permeiam a sociedade; na escola depositam-se as
expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e
perspectivas em relação ao futuro e às suas próprias
potencialidades.
Sobre a educação de surdos, portanto, podemos dizer que:
✂️ a) A escola é o principal grupo social de construção da
identidade da pessoa surda ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo na escola dependerá do
ambiente familiar em que a criança está inserida.
Portanto, crianças surdas filhas de pais ouvintes que não
sabem Libras, dificilmente terão um bom desempenho na
escola ✂️ c) Para a criança surda, a escola passa a ser secundária,
pois o contato com a comunidade surda fora da escola é
primordial no processo de apropriação linguística e
cultural da pessoa surda ✂️ d) Estas experiências são vividas pela criança surda através
da intermediação do intérprete de Libras educacional,
que deve acompanhar a criança, não só na sala de aula,
mas na interação da criança surda com as crianças
ouvintes, e até mesmo com outras crianças surdas ✂️ e) A escola bilíngue é um ambiente favorável para o
fortalecimento da identidade surda da criança, uma vez
que sua língua e cultura são respeitadas e fomentadas
em todas as atividades escolares