No registro da história da comunidade surda, muitos foram obrigados a ser oralizados e "normalizados"
com o objetivo de que fossem incluídos na sociedade ouvinte (GOÉS; CAMPOS, 2014). Sobre o registro da
trajetória dos surdos no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
✂️ a) O português sinalizado foi difundido na década de 1950, cujo objetivo era utilizar os gestos como recurso
para o aprendizado da estrutura gramatical Libras e do português na modalidade oral e escrita. ✂️ b) Em 1855, o professor ouvinte francês Huet, qualificado nos cursos de mestrado e outros cursos em Paris,
à convite do imperador Dom Pedro II, chega ao Brasil com a intenção de divulgar e instruir os surdos por
meio da Língua de Sinais Francesa (LSF). ✂️ c) A Libras e a Língua Britânica de Sinais (BSL) foram influenciadas pela Língua de Sinais Francesa (LSF), o
que tornam todas semelhantes, possibilitando a comunicação entres surdos desses três países, diferenciando-se apenas nos sinais representativos das culturas locais. ✂️ d) O Instituto Nacional de Educação de Surdos — INES sofreu a influência das decisões do Congresso de
Milão quando se decidiu pelo oralismo no lugar da Língua Sinais. E, por essa decisão, no Brasil, o oralismo foi adotado como forma oficial de trabalho com os alunos surdos. No entanto, mesmo com a proibição, muitos alunos surdos continuaram usando, escondido dos professores e funcionários, a língua de
sinais. ✂️ e) No ano de 1982, o padre americano Thomas Hopkins Gallaudet publicou no Brasil o primeiro dicionário
ilustrado da língua de sinais. A obra, intitulada Linguagem das Mãos continham 1.258 sinais fotografados.