“As crianças parecem copiar fielmente o mundo (e o “estilo”) cognitivo que lhes apresenta a
mãe” (SACKS, 2010, p. 63). Segundo o autor, o papel da cultura materna (sendo que figura materna significa a
presença de algum responsável cujo contato seja direto e permanente com a criança – não necessariamente a
mãe/mulher) exerce importante papel na construção e desenvolvimento da inteligência da criança. Em função
disso, quando se trata de LIBRAS:
✂️ a) Será significativo ensinar a criança a ler lábios e depois a sinalização. Mesmo porque é desnecessário que
uma mãe ouvinte aprenda a língua de sinais em função do seu filho. ✂️ b) Não importa em que tempo a criança terá contato com a língua sinalizada, isso não interfere no
desenvolvimento cognitivo da pessoa surda, mesmo porque o estímulo precoce não é necessário. ✂️ c) Será significativo que a família conheça Língua de Sinais para que a criança em seu processo de
desenvolvimento cognitivo, já na primeira infância, receba estímulo precoce e interaja por meio da sinalização. ✂️ d) Não importa se a criança é surda ou ouvinte, a família deve pensar nas tecnologias assistivas para
atenderem os seus filhos em nível de desenvolvimento cognitivo. Os sinais poderão ser aprendidos tardiamente. ✂️ e) Será temporalmente significativo que, a criança tenha contato com a língua de sinais por meio da escola
sendo que a personagem da mãe não exerce tanta influência no desenvolvimento da criança.