Texto associado. “Meu filho está muito feliz, converso com ele todos os dias por videochat e ele me conta que está adorando a escola. Pela primeira vez, ele tem amigos. Os colegas surdos da escola usam a língua de sinais e conversam entre si todo o tempo, assim como quaisquer outras crianças, em quaisquer outras línguas. Eles se encontram, estudam junto, participam das aulas, brincam, namoram, brigam. Meu filho está tão feliz e pede para eu ir para lá. Ele pega o ônibus escolar com os seus colegas surdos e eles compartilham esses momentos comuns. Às vezes, fica de castigo na escola, mas entende por que está levando o castigo. Ele está finalmente aprendendo a ler e escrever. Agora ele é uma criança normal”.
Depoimento da mãe [KS], após ter colocado seu filho surdo na escola bilíngue em outra cidade. Quadros: 2019, p. 48-49.
Com base no depoimento da mãe e na legislação sobre educação inclusiva e atendimento educacional especializado para pessoas com surdez, julgue o item. Knight e De Wit afirmam que o conceito de globalização,
especialmente no século XX, baseia-se na aproximação
das economias e acaba por organizar os processos
sociais, econômicos e culturais das nações. Nesse
sentido, pode-se considerar que a educação de surdos
no Brasil sofre influência do mundo globalizado, pois,
assim como em outros países, a educação de surdos no
Brasil já adotou as filosofias educacionais do oralismo,
da comunicação total e do bilinguismo.
✂️ a) Certo ✂️ b) Errado