“Kauã Silva Eleotério, 9 anos, é um dos 23 alunos surdos
matriculados na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e
Educação Fundamental) Professor Nicolau Moraes de Barros, em
Santo André. A unidade integra o Polo Bilíngue de educação para
surdos do município. (...) Ao saber dos planos do aluno para o
futuro, Márcia Lopes da Silva Souza, uma das professoras bilíngues
do polo andreense, se emocionou. “Ele tem perspectiva para o
futuro. A gente tem desenvolvido esse trabalho e perceber como
eles eram quando chegaram e como estão hoje é gratificante.
Quando ele iniciou, se fizesse uma pergunta dessas, ele não saberia
responder. Eles não sabiam nem brincar. Então, saber que ele tem
esse sonho é maravilhoso. Ganhei o meu dia.”, disse a educadora.”
(Diário do Grande ABC- Santo André-SP. Cidades oferecem ensino bilingue a alunos
surdos. Por Joice Cunha-06/06/2022.)
Assinale a opção correta a respeito da formação do professor no
atendimento educacional especializado como uma das diretrizes
da política nacional de educação especial na perspectiva da
educação inclusiva, com a inclusão dos alunos surdos.
✂️ a) O professor deve ter conhecimentos específicos do ensino de
Libras e Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como
segunda língua, do sistema de Braille, do soroban, da
orientação e mobilidade para alunos surdos sem outras
deficiências, com formação inicial no ensino médio. ✂️ b) O professor deve ter, como base de sua formação inicial e
continuada, conhecimentos gerais acerca da comunicação
alternativa, fundamental no ensino de Libras e de Língua
Portuguesa na modalidade escrita como primeira língua. ✂️ c) O professor deve ter, como base de sua formação inicial e
continuada, conhecimentos gerais e específicos quanto à
educação bilíngue Libras e Língua Portuguesa na modalidade
escrita, para o exercício da docência, possibilitando a atuação
no atendimento educacional especializado com caráter
interativo e interdisciplinar. ✂️ d) O professor deve apresentar formação de monitoria ou
cuidador no apoio às atividades de higiene, alimentação,
locomoção entre outras que exijam a total assistência ao aluno
surdo que ainda não está inserido na cultura surda. ✂️ e) O professor deve organizar a educação especial na perspectiva
da educação inclusiva, disponibilizando as funções de
instrutor, tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem
como professores para o atendimento educacional
especializado em escolas bilíngues.