“O intérprete e instrutor de Libras é, para a pessoa surda, um
verdadeiro elo de comunicação com o mundo. ‘A Libras me ajuda
a aprender e a me desenvolver, além de poder fazer novas
amizades na Escola.’, disse em Libras o aluno do 6º ano da Escola
Municipal Eliete Araújo, Matheus Gomes, revelando que adora
matemática.”
Diário de Pernambuco. Libras: Inclusão em escolas de Petrolina é destaque no ensino.
Publicado em 16/11/2022
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a
falsa.
( ) De forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares, o
tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve atuar
interpretando, de acordo com a Língua Brasileira de Sinais,
todas as atividades didático-pedagógicas e culturais ocorridas
nas instituições de ensino em seus níveis fundamental, médio
e superior.
( ) O tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve
realizar uma comunicação eficiente entre surdos e ouvintes,
surdos e surdos, surdos e surdos- cegos, surdos- cegos e
ouvintes, através da interpretação entre as duas línguas,
dando ênfase a Libras em detrimento da Língua Portuguesa.
( ) O intérprete educacional deve redirecionar os
questionamentos dos alunos ao professor, cumprindo sua
função de intermediário na interlocução entre aluno e
professor.
( ) É permitido ao intérprete educacional fazer comentários
específicos relacionados a linguagem da criança, a
interpretação em si e ao processo de interpretação quando
forem pertinentes ao processo ensino-aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
✂️ a) V, V, V e V. ✂️ b) V, F, V e V. ✂️ c) V, F, V e F. ✂️ d) F, F, V e V. ✂️ e) V, V, F e V.