“Em síntese, a história dos surdos, contada pelos não-surdos, é
mais ou menos assim: primeiramente os surdos foram
“descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da
sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como
os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles
começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se
dispersá-los, para que não criassem guetos.”
Relacione as diferentes visões da representação dos sujeitos
surdos às suas características.
1. Historicismo
2. História crítica
3. História cultural
( ) Os surdos precisam de ajuda para se promoverem; assim, a
educação é vista como caridade porque os surdos têm
dificuldades em acompanhar o processo ensino/
aprendizagem.
( ) Os surdos são apresentados como sujeitos com experiências
visuais, com identidades multifacetadas, em que a Língua de
Sinais é a manifestação da diferença linguística e cultural.
( ) Os surdos são categorizados em graus de surdez com uma
educação de caráter clínico-terapêutico e de reabilitação,
sendo a Língua de Sinais considerada prejudicial aos surdos.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem
apresentada.
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